FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Em Roma, não vamos encontrar atividades que tenham a mesma expressão do esporte grego. A aspiração humanista que animava o esporte grego jamais contagiou o cenário romano, mais identificado com o circo, anfiteatros, e termas, do que propriamente com os ginásios, palestras e estádios. Nesta ótica, analise as assertivas a seguir.


I.    O local onde os romanos praticavam suas atividades físicas, voltadas exclusivamente para a preparação militar, era o gigantesco Campo de Marte, que media aproximadamente 3 km de extensão por 1, 5 km de largura;
II.    O Coliseu abrigava os espetáculos de combate entre gladiadores, entre estes e animais e mesmo entre animais ferozes, tudo com sentido de agradar como espetáculo aos imperadores e ao público em geral.
III.    Os exercícios físicos eram instrumentos de formação moral mas sobretudo espiritual por conta do culto aos seus Deuses.
IV.    No período de domínio romano, vão surgir as primeiras linhas doutrinárias que deram origem as Escolas de Ginástica na Europa Ocidental, precisamente na Alemanha, Suécia e França.

Estão corretos os itens:


I, II e III apenas


II, III e IV apenas


I e II apenas


II e IV apenas


I e III apenas

Os estudos relacionados ao corpo apontam para diferentes significados ao longo da história. Nesta ótica é possível afirmarmos que:
I)    Não período da Antiguidade Clássica, precisamente na Grécia, havia uma descrença nos sentidos do corpo.
II)    A Idade Média foi caracterizada como a época em que o corpo é uma forma de produção e, portanto, objeto de dominação econômico e político.
III)    Na Modernidade, a Educação Física tem como função formar corpos disciplinados, seja para o trabalho, para a guerra ou para o esporte.
IV)    Na Idade Média o corpo era visto como fonte de pecados.
V)    Na Idade Média, ao trabalho mental é atribuído um valor superior ao do trabalho manual.

Estão certos apenas os itens:


I, III e IV
I, II e IV
II, III e IV
I, III e V
II, IV e V

A Teoria Antropológica-Cultural do Esporte e da Educação Física construída por José Maria Cagigal surge na segunda metade do século passado e coloca vários atributos ao esporte e não consegue vê-lo dissociado daquilo que pode ser considerado como elementos de uma sociedade. A partir disso, podemos encontrar o esporte:

I – Como sendo vivenciado, se esta for uma opção, por praticamente todos os seres humanos, independente da idade, do gênero e da etnia a que a pessoa pertence.

II – Como possibilidade de entender o que significa lutar para vencer, identificando aí a beleza de movimentos.

III – Como portador de fatores que o impulsionam a ser limitado, deixando de lado os menos aptos e só destinando atenção aos mais famosos atletas.

IV – Como até ser considerado uma forma de arte, representada pelas mais diversas expressões corporais em gestos significativos e plásticos.

Assim, é correto o que se afirma em:


I, II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.

O Professor João Batista Freire defende em sua obra “Educação Física de Corpo Inteiro” que a Educação Física escolar deve tematizar em seus conteúdos brincadeiras populares, jogo simbólico e de regras valorizando a cultura popular lúdica. Tal proposta está consolidada na abordagem:


Crítico-Emancipatória
Construtivista/Interacionista
Crítico-Superadora
Aulas Abertas
Educação Física Plural

A Teoria Psicocinética, outra das propostas para dar à tradicional área da Educação Física um status de ciência advogava:

I - O movimento como uma manifestação significante da conduta do homem.

II – A necessidade de uma ciência do movimento, considerando que até então a Educação Física não conseguiu o domínio do corpo, em especial dos corpos de crianças na idade escolar.

III – Na Psicocinética os conteúdos representativos da área (os quais também faziam parte da tradicional Educação Física) são o esporte, o jogo e a dança.

IV – Para Le Bouch o esporte estava associado à competição e ao trabalho, enquanto o jogo propicia prioritariamente o prazer da prática.

Assim, é correto o que se afirma em:


I e IV apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II e III apenas
I, II, III, IV.

 De acordo com os estudos de Soares (2001), o decorrer da Educação Física no período da segunda metade do século XIX até a década de trinta do século XX esteve muito atrelado às instituições médicas e militares. São características deste período:

l. Era proposta uma pedagogia da boa higiene, pedagogia essa oferecida às famílias para o estabelecimento de normas de vida que, entre outras condutas e cuidados, estava presente a importância dos exercícios físicos. 

ll. A Educação Física surge como promotora de saúde física, da higiene física e mental, da educação moral e da regeneração ou reconstituição das raças.

lll. A Ginástica tinha como função responder à necessidade de uma construção anatômica que pudesse representar a classe dominante e a raça branca, atribuindo-lhe superioridade.

lV. Neste período, temos a presença marcante do que veio a ser conhecido como a implantação da proposta da Educação Física Desportiva Generalizada no Brasil, ainda sob influência de Auguste Listello.

Estão corretos apenas os itens:


I e II
II, III e IV
l, ll e III
I e III
II e IV

O capítulo 8 ainda deixa patente que o jogo é algo permanente na história da humanidade. Isso pode ser comprovado porque nele:

I – É aprimorado o sentido de esporte, especialmente na fase dedicada ao alto rendimento.

II – Podemos encontrar a participação da diversidade humana, algo em falta nos tempos modernos.

III – A mestiçagem cultural pode estar presente, o que permite a possibilidade do estabelecimento de políticas humanas.

IV – O rendimento exigido consagra a ideia de um corpo perfeito, fim último das práticas destinadas ao corpo em movimento.

Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:


II e III apenas
III e IV apenas
II e IV apenas
I e III apenas
II, III e IV apenas

Estudamos neste capítulo, cinco propostas diferentes no sentido de tentar identificar a Educação Física como uma possível área científica com identidade própria, dotada de um conhecimento específico que deveria fazer interfaces com outras áreas científicas já consagradas. Isto se justifica porque:

I – A Educação Física e seus profissionais, de maneira geral, não se preocuparam em dar uma identidade à área.

II – As propostas apresentadas no capítulo apenas confundem mais os estudantes de Educação Física e não têm nenhuma utilidade prática.

III – A Educação Física, enquanto componente do mundo científico, pode evoluir bem mais sem a necessidade de ter uma identidade própria, bastando para isso ser atrelada a outras áreas da ciência.

IV – A Educação Física deve continuar sendo uma proposta de práticas de esportes e de realização de exercícios físicos, não necessitando se preocupar com aspectos da ciência de forma geral.

Dentro de todo o contexto, é correto o que se afirma em:


I e II apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I apenas
II e IV apenas
O mundo do esporte, em especial com as provas praticadas nos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, também possuía um caráter utilitário, pois nele identificamos: I – A presença de exercícios que podem ser considerados para preparar bons soldados para combate. II – As provas como correr e saltar levando pesos na mão, as quais preparariam um corpo belicoso para a luta. III – A execução der lançamentos e participação em lutas, ações essas que serviriam para adestrar o soldado quando na conquista de territórios. IV – Que a adoração a Zeus só era permitida aos atletas vencedores. A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

 I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
III e IV apenas
Herbert Spencer (1820-1903) destacou-se pelas suas produções na biologia e na antropologia e era admirador dos trabalhos científicos de Charles Darwin. Ele defendia que uma pessoa educada deveria receber uma formação consistente em três áreas de conhecimento: intelectual, moral e física. A partir disso e do que está presente no capítulo estudado, temos seu pensamento relacionado à Educação Física com a crença de: I – Os jogos, no que diz respeito aos exercícios físicos, são qualitativamente melhores que os exercícios ginásticos. II – Tanto os jogos como os movimentos ginásticos têm o mesmo valor quando da realização dos exercícios físicos. III – Os exercícios ginásticos são melhores que a prática de jogos porque são sistematizados de forma mais coerente. IV -  Os exercícios físicos devem ser incentivados nos hábitos do dia a dia como andar, correr, transportar e lançar objetos.A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

IV apenas
III apenas
I apenas
II apenas
I, II, III e IV
Páginas: 123456